A dieta que faz o cérebro encolher

18518836_1331894320220437_1561034897_n

Análises recentes têm encontrado correlação entre a qualidade da dieta e o surgimento de depressão ou de demências (como Alzheimer) em adultos. A parte do cérebro mais sensível a esta correlação parece ser o hipocampo. O hipocampo é a região do cérebro associada a aprendizado, memória e regulação do humor. E é uma das únicas duas regiões do cérebro onde já foi detectada produção de novos neurônios. Ou seja, o hipocampo pode crescer ou atrofiar.

Em estudo recémpublicado, pesquisadores australianos procuraram correlacionar o tamanho do hipocampo com a dieta. Para tanto, 255 indivíduos de 60 a 64 anos de idade tiveram sua dieta analisada e classificada como mais próxima de:

  • Prudente / saudável: vegetais frescos, saladas, frutas, peixe grelhado.

Ou mais próxima de:

  • Ocidental / não-saudável: carne assada, molhos, hambúrgeres, bifes, batatas fritas e refrigerantes.

A seguir, os participantes fizeram uma ressonância magnética cerebral para medir o tamanho dos hipocampos esquerdo e direito.

Os resultados mostraram que, a cada degrau mais próximo da dieta prudente, o volume do hipocampo esquerdo era 45mm3 maior. Em contraste, para cada degrau de dieta mais próximo da dieta ocidental, o volume do hipocampo esquerdo era 52mm3 menor. As alterações do hipocampo direito não foram significativas.

Os resultados sugerem que comer uma dieta prudente pode evitar o surgimento de depressão, Alzheimer e outros transtornos de memória e humor. Os pesquisadores acharam interessante o fato de a correlação ter sido mostrada apenas no lado esquerdo do cérebro, mas estudos prévios em pacientes com Alzheimer mostraram que a atrofia cerebral é mais acelerada neste lado, o que leva a supor que o hipocampo esquerdo seja mais suscetível à neurodegeneração.

Este tipo de estudo não é o suficiente para que alguém afirme com certeza que uma dieta prudente traz benefícios no que tange a essas patologias, mas provavelmente ninguém consideraria arriscado ou danoso seguir esse tipo de dieta. Importante lembrar que a alimentação prudente já é recomendada para prevenção de outras patologias, e se aproxima bastante daquilo que chamamos de Dieta Mediterrânea.

 

Fontes:

http://www.medscape.org/viewarticle/851596

http://www.biomedcentral.com/1741-7015/13/215

 


  1. No Comments


  2. Leave a Reply