DIETA RICA EM ÔMEGA-3 REDUZ RETINOPATIA DIABÉTICA

omkega3

Os ácidos graxos tipo ômega-3, encontrados em peixes marinhos gordos e nozes, têm sido associados a uma alimentação saudável há décadas, e um milionário mercado de suplementação de ômega-3 em cápsulas existe hoje em dia. Porém, muitos questionam se o efeito das cápsulas equivale ao efeito do componente na comida.

O estudo ORIGIN, publicado em 2012, sorteou mais de 12 mil diabéticos para receberem 900mg de ômega-3 (medicação) ou placebo (cápsula idêntica, porém inócua) durante 6 anos, sem que houvesse qualquer benefício para saúde destes pacientes com o consumo desse ácido graxo.

Agora, uma análise do estudo PREDIMED, que sorteou pacientes para uma dieta normal ou dieta rica em gorduras saudáveis, aponta outro caminho. O artigo, publicado na divisão oftalmológica do Jornal da Associação Médica Americana, analisou o efeito da dieta com mais de 500mg por dia de ômega-3 de origem marinha na retina dos 3600 pacientes diabéticos do estudo. O diabetes frequentemente causa complicações na retina, levando à perda de visão, e sabe-se que a retina é rica em ômega-3.

A dieta rica em ômega-3 marinho causou uma redução de 48% na chance de desenvolver perda da visão por retinopatia diabética. Uma redução altamente significativa, e que não foi observada com a suplementação por cápsulas no estudo anterior.

Talvez a carne do peixe marinho apresente outras substâncias benéficas para saúde, ou então a combinação do ômega-3 com outros nutrientes desta dieta traga o benefício. Seja qual for o mecanismo, novamente um estudo bem-feito comprova que a alimentação humana deve ser baseada em comida de verdade, alimentos completos, e não pode ser substituída por substâncias isoladas.

Fonte:

http://www.medscape.com/viewarticle/867659


  1. No Comments


  2. Leave a Reply