DONOS DE CÃES SÃO MAIS SAUDÁVEIS

dog-people-petterson

Pelo menos esse foi o resultado de um interessante estudo sueco apresentado nas Sessões Científicas 2016 da AHA (Associação Americana do Coração). Na Suécia, desde 2001, todos cães devem ser registrados, e o estudo em questão baseou-se nesse registro, procurando determinar a relação entre possuir um cão e a chance de complicações de saúde subsequentes (morte ou eventos cardiovasculares).

No total, de 3,36 milhões de adultos, 4,8% possuíam um cão.  Comparadas às pessoas que não possuíam cão, aquelas que possuíam eram mais frequentemente nascidas na Suécia (94 x 90%) e viviam em áreas menos densamente populosas. Menos donos de cães eram solitários (solteiros, viúvos ou divorciados (25 x 41%)) do que os não possuidores de cão.

Comparado às pessoas sem cão, a chance de morte foi 15% menor no grupo de  donos de cão não solitários, e chegou a 39% menos para os solitários. Nesse grupo de pessoas solitárias, possuir um cão esteve associado a uma chance 10% menor de sofrer um infarto do miocárdio e também 10% menos chance de AVC.

Esses dados interessantes sugerem que possuir um cão traz benefícios à saúde, especialmente em pessoas solitárias. Porém, como foi um estudo observacional, não podemos afastar a hipótese contrária: pessoas que escolhem ter cães são mais saudáveis. Análises posteriores desse banco de dados tentarão decifrar essa questão.

 Fonte:

http://www.medscape.com/viewarticle/860160


  1. No Comments


  2. Leave a Reply