INSÔNIA RELACIONADA A DERRAMES

Pessoas com insônia estão mais sujeitas a sofrer derrames, de acordo com pesquisa publicada recentemente no periódico médico Stroke. O estudo efetuado em Taiwan pelo dr Ming-Ping Wu e colegas consistiu numa análise de um grande banco de dados (Taiwan National Health Insurance Research Database), de onde foram extraídos pacientes com diagnóstico novo de insônia. Estes pacientes foram acompanhados por 4 anos, tendo sido registrados os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC ou “derrame”) subsequentes. Uma população semelhante, porém sem insônia, também foi acompanhada pelo mesmo período.

Os resultados foram obtidos com 21.438 insones e 64.314 não insones: os insones tiveram um risco 54% maior de sofrer um AVC do que os não insones. E, dentre os insones, aqueles com insônia persistente sofreram mais AVCs do que aqueles com insônia transitória. A correlação entre insônia e AVCs foi mais forte no grupo etário jovem (18 a 34 anos).

 

Os autores concluem que a insônia predispõe o indivíduo a sofrer um AVC, e indicam que seria útil uma pesquisa clínica para determinar se o tratamento da insônia reduz o risco de AVC.


Fonte: https://stroke.ahajournals.org/content/early/2014/04/03/STROKEAHA.113.003675.abstract


  1. No Comments


  2. Leave a Reply