NINTENDO X JOGOS DE MESA PARA REABILITAÇÃO APÓS “DERRAME”

chimarrao1

Após sofrer um “derrame” (AVC) a maioria dos pacientes apresenta sequelas motoras, sendo a paralisia total ou parcial de um braço e/ou perna os mais comuns. O tratamento existente para recuperar a função do membro consiste em exercícios e fisioterapia, e o resultado final vai depender em grande parte da disposição do paciente em realizar os exercícios propostos.

Recentemente, o console de videogame Nintendo Wii tornou-se uma ferramenta popular para estes exercícios de reabilitação, e agora o periódico médico Lancet publicou um estudo comparando o Wii com o tratamento tradicional.

Pesquisadores no Canadá, Peru, Argentina e Tailândia selecionaram 141 pacientes que haviam sofrido um AVC recente (< 3 meses) e ficaram com sequelas leves ou moderadas em um braço. Os pacientes foram sorteados para realizar 10 sessões de Nintendo Wii com 60 minutos de duração cada, ou 10 sessões de jogos de mesa (jogos de cartas, bingo e outros) com a mesma duração. Após o término das sessões, a melhora na movimentação do membro afetada foi aferida em ambos os grupos.

Os resultados mostraram que a melhora foi a mesma em ambos os grupos, e não foi diferente separando-se os pacientes por sexo ou idade ou gravidade da paralisia. Ou seja, o Nintendo Wii saiu-se tão bem como os jogos de mesa.

Os autores concluem sugerindo que o tipo de tarefa utilizado na reabilitação motora pós-AVC é menos importante, contanto que seja intensiva e específica. Estratégias de baixíssimo custo possuem sucesso equivalente ao uso das novas tecnologias.

 Fonte:

http://www.thelancet.com/journals/laneur/article/PIIS1474-4422(16)30121-1/abstract


 


  1. No Comments


  2. Leave a Reply