O que é pior para saúde? Ser gordo ou barrigudo?

19576047_1372445642831971_1534127740_n

Ser gordo ou ser barrigudo (ter pança) não são necessariamente a mesma coisa. Chamamos de pança o acúmulo de gordura na região abdominal, e chamamos de gordo (ou obeso) quem tem muito peso para sua altura. Ambas definições podem ser expressas em números: obeso é quem tem IMC acima de 30 (IMC = peso dividido por altura2); pança, ou obesidade abdominal,  é quando a circunferência da cintura é mais de 90% da circunferência do quadril em homens, ou mais de 85% em mulheres.

Figura 1: onde medir cintura e quadril

 

Baseados nestas definições, autores norte-americanos publicaram no periódico Annals of Internal Medicine uma análise de mais de 15.000 adultos que tiveram suas medidas registradas e depois correlacionadas com a sobrevida após 14 anos de seguimento.

Os resultados mostraram que a obesidade abdominal (pança) esteve associada à pior sobrevida. Por exemplo, um homem com peso normal (IMC 22) mas com pança teria 87% mais chance de morrer do que um homem com mesmo peso mas sem pança. E, se compararmos o mesmo indivíduo de peso normal e obesidade abdominal com um obeso e sem pança, o risco do obeso morrer é apenas metade! Ou seja, foi muito pior para saúde ter barriga do que ser gordo. Para as mulheres, a obesidade abdominal também foi mais relevante do que sobrepeso ou obesidade (IMC >30) ao determinar a sobrevida.

Este estudo mostra que peso e altura não são as melhores medidas para determinar a quantidade de gordura maléfica existente no corpo; a medida da cintura e quadril determina com mais precisão aquela gordura que leva às doenças. Ou seja, portar uma barriguinha ou pança faz muito mal para saúde.

Para eliminar a gordura abdominal (pança) a melhor solução continua sendo mudar a alimentação. No caso, isso geralmente equivale a reduzir o consumo de carboidratos, especialmente os refinados.

 

Fontes:
http://www.medscape.com/viewarticle/854150#vp_2

http://annals.org/article.aspx?articleid=2468805

http://annals.org/article.aspx?articleid=2468808

 


  1. No Comments


  2. Leave a Reply