Venâncio Aires (51) 98045.1155
CDII Hospital Santa Cruz (51) 3713.7474 ou (51) 98041.4290

Qual exame adequado para uma avaliação do coração?

Institucional 5 minutos Escrito por: Cordial Exames

Existem diversos exames que avaliam o coração. É impossível fazer uma verificação fidedigna da nossa bomba circulatória apenas com um método de diagnóstico, pois cada exame tem uma aplicabilidade. Contudo, podemos ter uma boa noção do funcionamento do coração com os 3 exames a seguir:
O Eletrocardiograma é um exame inicial, de triagem, nele detectamos alterações da parte elétrica do coração e realizamos uma inferência indireta da parte anatômica.Contudo seu registro é por alguns segundos e alterações não contínuas como algumas arritmias podem não ser diagnósticadas.
O Ecocardiograma consiste na imagem de ultrassonografia do coração e avalia a parte anatômica e funcional. Avaliando o tamanho, as cavidades, o fluxo sanguíneo, as valvulas cardíacas e os vasos (artérias e veias) que chegam ou saem do coração. Um exame muito completo e indolor.
O Teste ergométrico é o eletrocardiograma com o paciente realizando um exercício físico, com isso exigimos maior trabalho do coração e avalimos seu funcionamento numa situação de esforço buscando por alterações não visibilizadas o repouso.
Existem vários outros exames, cada um com um aplicabilidade. Consulte seu médico e veja qual se encaixa melhor para você.

Escrito por: Cordial Exames Em 24 de maio de 2023

Fale conosco

Preencha os dados do formulário abaixo.

Aceito os planos
de saúde e convênios: